Mochilando pelo nordeste brasileiro

Aviso: Esse blog é mais sobre o que eu sinto, penso e concluo viajando do que sobre a viagem em si.

Completei dois meses e meio na estrada na trip nordeste e passei por Salvador, São Cristóvão, Aracaju, Maceió, Japaratinga, Recife, Porto de Galinhas e Olinda.

Eu tinha me comprometido a atualizar o blog semanalmente, ir até o Centro-Oeste, ficar até o meio do ano na estrada, fazer 874987487 oficinas, mas infelizmente (ou não) os planos mudaram e eu estou muito feliz com isso.

Eu tatuei bastante, fiz graffiti, conheci muita mina legal, e nos últimos dias decidi me levar pra passear. Eu estava exausta! meu corpo e minha cabeça precisavam muito descansar. Meu dog ficou doente em SP nesse tempo e eu realmente estou com saudade de estar em um lugar familiar. Então eu e a Laura decidimos ir pra São Paulo e ela vai poder ver duas realidades de Brasil.

Mas quem é Laura?
Essa pessoa queridíssima me mandou um email em Janeiro dizendo que teria uma “proposta estranha” pra me fazer. Disse que gostaria de aprender novas coisas, conhecer lugares diferentes e me propôs de viajarmos juntas. Como eu tenho planos de ir pra Europa no segundo semestre, disse que seria incrível a gente se encontrar por lá e mochilar. Acabei também comentando que estava indo mochilar pelo nordeste e se ela estivesse disponível poderia mochilar aqui comigo também. Uns dias depois ela já estava com sua passagem comprada de Frankfurt direto pra Recife ❤
Ela chegou há duas semanas e eu estou adorando ter uma companhia na trip. Viajei por um ano sozinha e agora ter alguém que acompanha a rotina e dividir as delicias e os dramas tem sido uma experiencia incrível.
Agora que conhecemos um pouco de Recife, Olinda e ter ficado quase uma semana em um hostel em Porto de Galinhas que só tinha argentinos, vamos passar os 40 dias que ela tem no brasil em São paulo. Eu estou muito animada porque sempre quis mostrar a minha cidade para alguém que tivesse uma cultura muito diferente da minha. Essa troca é muito legal e eu também vou ver a minha cidade com mais atenção e carinho.

Logo que comecei a mochilar recebi o convite da Skol para fazer dois cartazes que serão os substitutos das antigas publicidades. A ideia do projeto foi trocar uma visão sexualizada das mulheres na publicidade por uma que de fato representasse a nós de uma maneira muito mais respeitosa. Eu adorei o convite e o resultado. Para saber mais sobre a campanha clique aqui.

Umas das coisas que eu estava mais animadas pra viver na viagem era a proposta das trocas e isso foi incrível. Consegui trocar tattoo e ilustração por hospedagem, comida caseira, supermercado e feira, créditos no celular, passagens de um estado para o outro, trabalho de outras minas, ganja e sprays para fazer um graffiti . Isso de ver na prática que as coisas podem acontecer de uma maneira em que o dinheiro não seja o principal motivo mexeu demais comigo. Agora eu tenho a prova, a experiência de que é possível.

Em uma parte do caminho eu me senti muito frustada por não ter conseguindo realizar as oficinas de arte em pequenas cidades como eu me propus, nem estar conhecendo todos os lugares legais das cidades que estou passando, mas uma amiga disse uma frase que me salvou: Você não está “turistando”, você está se conhecendo. Essa viagem está sendo (e deve ser mesmo) muito além do meu trabalho. Quando eu paro pra pensar em tudo que está acontecendo eu só consigo agradecer por ter a oportunidade de poder fazer essa trip e ter essas experiências que estão me transformando em uma pessoa melhor.

Eu realmente tenho como objetivo me conhecer o suficiente pra saber lidar melhor com as minhas maiores alegrias e as mais profundas tristezas também. Quero recorrer a mim mesma quando eu precisar porque ninguém me conhece melhor do que eu mesma. Isso deveria ser obvio, mas eu ainda estou aprendendo. Aliás, foi viajando que eu entendi que tenho uma dificuldade enorme em me entregar a bons momentos. Acho que ainda me sinto na defensiva, mas aos poucos eu estou percebendo que algumas lutas já foram vencidas e que eu posso me desarmar.

Em momentos em que eu consegui me abrir mais, pude ver lugares maravilhosos, me sentir viva e agradecida por estar exatamente alí.

Depois de tanto tempo itinerante, sinto que entendi o porque precisava tanto desse tempo comigo mesma.
Encerramos o rolê nordeste por aqui em Recife. Essa parte do Brasil é maravilhosa, as pessoas me surpreenderam com tanta gentileza e vou levar esses dias por aqui com muito carinho no meu coração.

A vida tem sido muito gentil comigo e a minha realidade me contempla.
Posso dizer que sou uma pessoa feliz.

Beijos,
Eve.

Aviso: Este blog habla de lo que siento y pienso viajando, no de viajes en sí.

Completé dos meses y medio en la carretera. En mi trip por el Nordeste pasé por Salvador, São Cristóvão, Aracaju, Maceió, Japaratinga, Recife, Porto de Galinhas y Olinda.

Yo quería actualizar el blog cada semana, ir hasta el Centro-Oeste, quedarme hasta mitades del año en la carretera, hacer como 874987487 talleres, pero infelizmente (o no) mis planes cambiaron y estoy muy feliz con esto.

Tatué bastante, hice graffitis, conocí muchas chicas guays y los últimos días me dejé llevar de paseo. Estaba exhausta! Mi cuerpo y mi cabeza necesitaban un descanso. Mi perrito estaba enfermo en SP durante ese tiempo y yo estaba con mucha morriña. Solo quería estar en un lugar familiar. Entonces Laura y yo decidimos de ir a SP y ella va a ver dos realidades de Brasil.

Pero quién es esa Laura?

Esa persona bonita me mandó un email en enero diciendo que tenía una propuesta rara para mí. Dijo que le gustaría aprender cosas nuevas, conocer lugars diferentes y me propuso de viajar juntas. Como yo tengo planes de ir a Europa en el segundo semester, dije que sería increíble encontrarnos allí y viajar juntas. También le conté que iba a viajar por el nordeste y si ella estuviera disponible podría viajar también conmigo. Unos dias después ella ya había comprado el billete de Frankfurt a Recife. ❤

Ella llegó hace dos semanas y a mí me encanta tener una compañía en el trip. Durante un año que yo viajo sola y tener a alguien que me acompañe en la rutina, con quien dividir las delicias y tambien los dramas es una experiencia increíble.

Ahora que conocemos un poco de Recife, Olinda y estuvimos una semana en un albergue en Porto de Galinhas que solo tenía argentinos, vamos a pasar los 40 días que le quedan en Brasil en São paulo. Estoy muy emocionada porque siempre quería mostrar mi ciudad a alguien que tuviera una cultura muy diferente de la mía. Esa experiencia es muy guay y yo voy a ver mi ciudad más atenta y cariñosa.

Cuando empecé a mochilear recibí un trabajo de Skol para hacer dos carteles que substituirían las antiguas publicidades. La idea del proyecto fue cambiar la visión sexualizada de las mujeres en las publicidad por una que de verdad nos representara a nosotras de una manera mucho más respetuosa. Me encantó. Si quieres saber más sobre el proyecto haz clic aquí.

Yo estaba muy animada de hacer muchos cambios durante mi viaje y eso fue increíble. Logré cambiar tatuajes e ilustraciones por hospedaje, comida casera, del super o de feria, saldo para el móvil, billetes de autobús de un estado para el otro, trabajos de otras chicas,
materiales para hacer graffitis. Ver eso en práctica que las cosas pueden funcionar de una manera sin dinero me comovió mucho. Ahora tengo la prueba y la experiencia de que eso es posible.

En una parte de mi camino me sentí muy frustrada por no haber logrado realizar todos los talleres de arte en ciudades pequeñas como yo me lo propuse, ni estar conociendo todos los lugar guays de las ciudades por las que estoy pasando, pero una amiga me dijo una frase que me salvó: Tú no estás „turistando“, tú te estás conociendo a ti misma. Este viaje está siendo mucho más que solo de mi trabajo. Cuando paro para pensar en todo lo que está pasando logro dar las gracias por la oportunidad de poder hacer este viaje y por tener estas experiencias que me están cambiando en una persona mejor.

Tengo el objetivo de conocerme lo suficiente para saber como llevar bien mis mayores alegrías y las tristezas más profundas también. Quiero recorrer a mí misma cuando yo lo necesito porque nadie me conoce mejor de que yo me conozco. Esto debería ser algo obvio pero aún lo estoy aprendiendo. Además entendí viajando que tengo una dificuldad enorme de entregarme a los momentos buenos. Creo que aún me siento en la defensa pero paso a paso estoy entendiendo que algunas luchas ya están vencidas y que me puedo desarmar.

En los momentos en los que consigo abrirme mas puedo ver lugares maravillosos, me siento viva y agradecida por estar exactamente allí.

Después de tanto tiempo itinerante siento que entendí porque necesitaba tanto de este tiempo conmigo misma.

Cerramos el tour por el nordeste aquí en Recife. Esta parte de Brasil es maravillosa, las personas me sorprendieron con tanta gentilezay voy a llevar estos días de aqui con mucho cariño en mi corazón.

La vida fue muy gentil conmigo y mi realidad me contiempla.

Puedo decir que soy una persona feliz.

Besos, Eve

Deixe um comentário

